A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São
Luis – IADESL, comemora hoje (15) os seus 97 anos. Reconhecida como uma das
mais tradicionais denominações evangélicas, a IADESL consolidou-se como uma
igreja prestigiada pela sociedade por todo o seu trabalho voltado para o campo
espiritual e social e significativas contribuições prestadas à comunidade.
Como parte
da programação de comemoração, todas as congregações da IADESL promoveram culto
de celebração e agradecimento a Deus no último domingo (13) e os membros da
denominação elegeram a mesa diretora presidida pelo pastor José Guimarães
Coutinho no Culto Administrativo realizado nesta segunda (14).
O nosso pioneiro ao chegar em São Luis, escolheu o centro da cidade e começou o trabalho evangelístico com uma intensa distribuição de folhetos de casa em casa, onde também vendia livros e bíblias, mostrando o plano da salvação em Cristo Jesus.
História
Final do ano de 1921, este foi o tempo permitido por Deus para que chegasse ao Maranhão a mensagem pentecostal. O evangelho já havia sido anunciado pelas Igrejas Presbiteriana e Batista, que já estavam plantadas em terras gonçalvinas. Porém, de acordo com dados de algumas fontes históricas, os primeiros contatos protestantes de que temos notícias na Ilha de São Luís devem ter ocorrido no período da própria fundação da cidade, pois Daniel de La Touche, um dos principais líderes da esquadra francesa que chegara a esta ilha em 1912, era protestante de fé reformada calvinista. Provavelmente teria sido nesta época que o Maranhão tenha ouvido pela primeira vez o evangelho de Cristo, através de um protestante. Porém, não temos informações concretas se Daniel de La Touche implantou algum trabalho evangélico ou fez alguma tentativa de estabelecer a doutrina protestante na Ilha de São Luís. Fato concreto, porém, é a chegada do missionário George Butler, da Igreja Presbiteriana, este plantou na capital maranhense a primeira igreja da sua denominação. Estavam, portanto, lançadas oficialmente”, as bases da pregação evangélica em São Luís do Maranhão. A Teologia reformada aqui ensinada prosperou e a Igreja Presbiteriana continua até hoje o seu trabalho de evangelização nesta cidade.
Em seguida, foi a vez dos batistas, ardorosos defensores da doutrina cristã. A primeira Igreja Batista foi organizada em São Luís no dia 23 de maio de 1908 pelo missionário fundador Eurico Nelson. Deus seja louvado pela bravura, dedicação e pioneirismo de nossos irmãos presbiterianos e batistas, cujos trabalhos muito têm contribuído e produzido para o Reino de Deus nesta cidade, bem como em todo o Estado do Maranhão. Porém, naquele memorável final de ano (1921) a velha “Atenas Brasileira” ouviu pela primeira vez a pregação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo acompanhada da informação de que Jesus não somente salva, mas também cura e batiza com o Espírito Santo. O mensageiro escolhido por Deus para tão nobre missão teve a indicação e a aprovação da igreja Assembléia de Deus em Belém – a igreja mãe. Clímaco Bueno Aza, um cidadão colombiano que recebeu a Jesus como Senhor e Salvador em Belém-PA no ano de 1913. Tendo logo sentido a vocação divina para anunciar o Evangelho abandonou seus trabalhos seculares e dedicou-se exclusivamente à pregação contínua do Evangelho. Nos primeiros anos auxiliou o missionário Daniel Berg na plantação de diversas igrejas na região da estrada de ferro Belém/Bragança, igrejas que florescem até hoje. Clímaco Bueno Aza foi ordenado ao Santo Ministério em 10/03/1918. Foi indicado para iniciar a Assembléia de Deus no estado do Maranhão, o irmão Clímaco, aceitou o desafio e viajou para a capital do estado.
O nosso pioneiro ao chegar em São Luis, escolheu o centro da cidade e começou o trabalho evangelístico com uma intensa distribuição de folhetos de casa em casa, onde também vendia livros e bíblias, mostrando o plano da salvação em Cristo Jesus. E para a alegria dos Céus, da igreja em Belém e do nosso irmão Bueno Aza, grande parte da semente caiu em boa terra e começou a nascer com brevidade. Pouco a pouco o pioneiro começava ver o Senhor da Igreja abrir portas para a divulgação da Palavra, sendo então possível no dia 15 de janeiro de 1922 oficializar a fundação da novel igreja na residência de Propécio Lázaro Lobato e Ana Almeida Lobato, situada na Rua 7 de setembro, na casa de nº 149. Neste dia houve o primeiro batismo em águas de alguns conversos e foi realizada a Ceia do Senhor. Assim foi organizada a 1ª Assembléia de Deus no estado Maranhão. São Luís tinha apenas 54.077 habitantes. O estado inteiro possuía 893.332 habitantes, cujo governador era Godofredo Mendes Viana.
A seguir, a
lista de pastores que presidiram a IADESL ao longo desses 97 anos:
·
Pr. Clímaco Bueno
Aza – 1922
·
Pr. Manoel da
Penha – 1922 a 1927
·
Pr. Nels Julius
Nelson – 1927
·
Pr. Manoel César
– 1927 a 1932
·
Pr. Luís Higino
de Souza – 1932 a 1935
·
Pr. Januário
Norberto Soares – 1935 a 1937
·
Pr. José Bezerra
Cavalcante – 1937 a 1939
·
Pr. Deocleciano
Cabralzinho de Assis – 1939 a 1941
·
Pr. Francisco
Pereira do Nascimento – 1941 e 1944
·
Pr. José Leonardo
da Silva – 1942 a 1943
·
Pr. José Ramos –
1944 a 1947
·
Pr. José Pinto de
Meneses – 1948 a 1952
·
Pr. Francisco
Moisés Garcia – 1953
·
Pr. Alcebíades
Pereira de Vasconcelos – 1953 a 1956
·
Pr. José Teixeira
Rêgo – 1956 (interinamente)
·
Pr. Estevam
Ângelo de Sousa – 1956 a 1996
·
Pr. José
Guimarães Coutinho – 1996 até os dias atuais
Nenhum comentário:
Postar um comentário