No dia 14 de fevereiro de 1996, se encerrava a carreira ministerial e de vida de um dos mais proeminentes líderes das Assembleias de Deus no Brasil e no Nordeste. Nessa fatídica data, morria vítima de uma acidente automobilístico, o pastor Estevam Ângelo de Souza. Foram 49 anos de ministério pastoral, e quase 40 anos como pastor da igreja de São Luís no Maranhão.
Nascido no interior do Maranhão, Estevam se converteu aos 21 anos de idade, e logo se tornou evangelista itinerante. Evangelizou o Estado do Piauí durante dois anos, sem ter campo definido ou ajuda financeira. Segundo seus próprios relatos, percorria mais de 300 quilômetros a pé a vasta região dos sertões piauienses, evangelizando e visitando os poucos crentes espalhados pela região. Levando sempre uma maca nas costas e tendo o chapéu de palha como "moradia", Estevam iniciou assim de forma rudimentar seu ministério, que aos poucos se desenvolveu e se consolidou como o mais influente na AD do Maranhão.
Quando assumiu o pastorado da AD na capital maranhense, o Estado passava por duas transições. A primeira era política, quando o Estado deixava para trás a época vitorinista (nome dado a hegemonia de Vitorino Freire na política estadual) e se ajustava a ascensão do clã Sarney na condução da política. A outra era urbana, pois nesse período a população do Estado se urbanizava e conflitos agrários se intensificavam no interior com a participação de crentes pentecostais no processo.
Assim, Estevam Ângelo de Souza conviveu com agudas transformações sociais, políticas e econômicas do seu tempo. Viveu os desafios e as tensões que o cargo lhe oferecia. Na década de 70 permitiu que o então governador José Sarney subisse ao púlpito da igreja, mas por outro lado não permitia que outros políticos adentrassem na igreja e utilizassem a sua imagem para proveito próprio. Essa relação dúbia com a política talvez se explique pelas perseguições ferozes ocorridas no começo do pentecostalismo no nordeste, onde apedrejamentos e perseguições eram comuns. Obter o favor de autoridades era um grande passo na proteção necessária para se pregar o evangelho, mas por outro lado o púlpito poderia se tornar palanque privilegiado para alguns.
Durante o tempo que pastoreou a igreja, exerceu um estilo personalista e centralizador da administração eclesiástica da AD estadual. Foi durante muito tempo, presidente, motorista e datilógrafo da igreja, sendo ajudado por fiéis e filhos no desempenho de suas funções. Viajou pelo Brasil e o mundo pregando e ensinando as doutrinas pentecostais, escreveu artigos, livros e foi comentarista das lições da escola dominical da CPAD. Muitos membros da AD foram edificados por seus ensinos, principalmente sobre os dons espirituais e seu uso na igreja.
A vida e obra do pastor Estevam pode servir de base para algumas reflexões. Talvez a mais necessária nos dias de hoje seja sobre a sua visão de ministério; visão essa que para muitos se transformou extremamente de alguns anos pra cá. Em uma entrevista concedida ao Mensageiro da Paz de outubro de 1992, pastor Estevam, ao recordar os primórdios do seu ministério, das longas caminhadas e privações, recordou que "Naquele tempo, ministério era sinônimo de sacrifício." Essa preocupação, ele deixou evidente ainda mais em um longo texto escrito para o MP em janeiro de 1989 onde constatou que "Já vemos muitos púlpitos sem mensagem e muitas pregações sem conteúdo bíblico e espiritual. Aí estão os que exercem o ministério como meio de ganhar a vida e não de ganhar almas."
Pastor Estevam era um obreiro que percebia a transição que a AD passava naquele momento. Seus textos refletem muito as preocupações doutrinárias, éticas e políticas da denominação que ele ajudou a consolidar no Brasil. E a questão ministerial era, pelo que se percebe, um ponto crucial para ele. Para um homem com uma trajetória de vida marcada pela extrema dificuldade, certamente o uso do ministério para ostentação de riqueza, poder e fama não eram facilmente digeridos. Para ele "seria vergonha um pastor morrer rico."
Mas infelizmente suas preocupações cada vez mais se confirmam. Entrevistas em que televangelistas ostentam e esbanjam abertamente, e sem qualquer pudor seus ganhos milionários são recebidos por alguns como algo normal. A teologia da prosperidade é adaptada, reciclada e pregada em algumas igrejas, com o único intuito de legitimar fortunas e comportamentos nada evangélicos de seus líderes. Ministério hoje é lucro, abundância, poder, manipulação, show, espetáculo, política, grandes negócios e muito mais. Mas sinônimo de sacrifício... só quem sabe para um remanescente fiel.
Fontes consultadas:
ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
HALO, Pekelman. Stéfano dos Anjos, do Piauí ao Maranhão, da pobreza ao reino ditoso. Artigo, em seu formato original, foi escrito em janeiro de 2006. Foi porém revisto e ampliado em virtude de sua apresentação no X Simpósio da ABHR – Assis, São Paulo.
MOTA, Elba. Modelos e limites de um estudo biográfico: a trajetória do pastor Estevam Ângelo de Souza. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011.
MENSAGEIRO DA PAZ. Rio de Janeiro: CPAD. Ano 58, n. 1.225, jan. 1989.
MENSAGEIRO DA PAZ. Rio de Janeiro: CPAD. Ano 62, n. 1.267, out. 1992.
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