Texto:
Tito 2.11
Introdução:
Definição
1.
A
definição encontrada em um dicionário para o termo graça é a seguinte: “O
favor imerecido que Deus concede ao homem”. Embora tal definição seja
verdadeira, é incompleta. Graça é um atributo de Deus, um
componente do caráter divino, demonstrada por Ele através da bondade para com o
ser humano pecador que não merece o Seu favor.
2.
A graça
de Deus pode ser definida como “aquela qualidade intrínseca do ser ou
essência de Deus, pela qual Ele, em Sua disposição e atitudes, é
espontaneamente favorável” a outorgar favor imerecido, amor e
misericórdia àqueles que Ele escolhe dentre a humanidade desmerecedora.
3.
Graça é
o poder dinâmico de Deus que provêm imerecidamente para capacitar o homem a
desejar e fazer a Sua vontade
4.
É o
homem estendendo a mão vazia para receber, não a mão cheia para oferecer. Não
tem nada a oferecer em troca de sua salvação. Tampouco pode cooperar com a
graça divina para salvar-se. Está morto em seus delitos e pecados. Somente se
dispõe a receber o favor de Deus.
5.
"Graça é amor que ultrapassa todos os
limites de amor". Graça não é algo que se deve ao pecador, mas é algo que
ele recebe; não é algo que ele pode reivindicar.
6.
"Graça e amor são essencialmente o
mesmo, sendo que graça é o amor se manifestando e operando em certas condições,
e adaptando-se a certas circunstâncias.
7.
"A
palavra graça é um tipo de sumário da totalidade de bênçãos imerecidas que vêm
ao homem através de Jesus Cristo. (Ef 1.3)
8.
"A graça planejou salvar o ser humano.
A graça efetuou cada passo do plano".
9.
A graça
se contrasta com o pecado em seu domínio. O pecado reina para a morte; mas a
graça para a vida eterna. (Romanos 5:21). O pecado recebe seu poder de
condenação através da lei 1 Coríntios 15:36; mas a graça tira do pecado este
seu poder ao entregar Cristo para a satisfação da lei. (1 Coríntios 15:57).
1. A graça na trindade.
Todas as três pessoas da Trindade são
igualmente graciosas para com o pecador. A graça do Pai, do Filho e do Espírito
é igual em sua extensão, mas é distinta em operação e administração.
1. O Pai é a fonte de toda graça. Ele propôs
o fato e o plano da graça. Ele formulou o concerto de graça e preparou um meio
pelo qual "os pecadores banidos da presença dEle, não fossem expulsos
dEle". Ele fez a escolha, pela graça, de quem seriam os beneficiados por
Sua graça, e na plenitude dos tempos mandou Seu Filho ao mundo para servir como
mediador da graça.
2. O Filho eterno é o canal de graça. O
único meio pelo qual a graça de Deus pode atingir o pecador é através de nosso
Senhor Jesus Cristo. Aquele que rejeita a graça de Deus jamais deve se
considerar como beneficiário da graça de Deus! Sua obra reconciliou graça e
justiça, como está escrito: "A misericórdia e a verdade se encontraram; a
justiça e a paz se beijaram". Salmo 85:10.
3. O Espírito Santo é o administrador da
graça. Sem a graciosa operação do Espírito Santo na conversão do pecador,
nenhum pecador seria beneficiado pela graça. O Espírito toma o que é de Cristo
e o dá ao pecador. Ele desperta todas as almas escolhidas por Deus, e conduz a
Cristo todas as ovelhas pelas quais o Bom Pastor dera Sua vida. João 10:11. Ele
conquista o mais endurecido dos corações, e limpa a lepra mais imunda do
pecado. Ele abre os olhos cegos pelo pecado e os ouvidos fechados por Satanás.
O Espírito Santo revela a graça do Pai e aplica a graça do Filho.
1.1. A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA SALVADORA
OCORRE PARA TODOS OS HOMENS, v.11.
1.2. Porque todos pecaram (Rm 3.23)
1.3. Isaias disse: “Vinde todos …” (Is
55.1,2)
1.4. Jesus convida: “Vinde a mim todos os
cansados e oprimidos” (Mt 11.28-30)
1.5. A extensão da graça (Jo
3.16)
1.6. A intensidade da graça
1.7. A exigência da graça
1.8. O resultado da graça
2. OPODER DA GRAÇA SALVADORA
2.1. A graça é poder salvador ( A graça
"se manifestou". Foi revelada).
a) A graça nos salva do pecado:
Pecado é violação da Lei de Deus.
b) A graça nos salva da iniquidade:
Falta de justiça, de equidade.
c) A graça nos salva da transgressão:
Desobediência.
2.2. A graça é um poder redentor
a) A graça indica o tipo do
Sacrifício de Jesus.
b) A graça indica o Propósito do
Sacrifício:
c) Remir-nos de toda a iniquidade. Isto
significa libertar-nos de toda a iniquidade ou pecado.
a) a graça de Deus
manifestou-se a todos os homens “...por um só ato de justiça veio a graça sobre
todos os homens para justificação de vida” Rm 5. 18.;
b) a graça de Deus é
oferta de redenção a todos os homens “Porque a graça de Deus se há manifestado,
trazendo salvação a todos os homens” Tt 2. 11, ou seja,
c) a graça de
Deus tem como alvo o velho homem “Que quer que todos os homens se salvem, e
venham ao conhecimento da verdade” I Tm 2. 4.
3. A declaração da Graça de Deus
Ao
longo de toda a Bíblia, a graça de Deus se manifestou em três estágios
1. Deus revelou Sua bondade e graça ao
demonstrar misericórdia, favor e amor para com todos os homens em geral.
2. Deus expressou ou apresentou Sua graça, de
forma mais clara, “graça especial” através de Jesus Cristo, o qual veio ao
mundo para pagar pelos pecados do homem mediante Sua morte sacrificial na cruz
do calvario.
3. A graça de Deus proporciona salvação e santificação a todos os que,
pela fé, confiam em Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas.
3 -
A GRAÇA ABUNDANTE DE DEUS
(Rm. 5:20b) mas
onde abundou o pecado superabundou Graça!”
Olhemos, portanto, dez motivos pelos quais o homem, por si só, não pode ir até
Cristo - baseados na carta de Paulo aos romanos, capítulo três:
1. "Não há
um justo, nem um sequer" (Rm 3.10)
2. "Não há ninguém que entenda" (Rm 3.11a)
3. "Não há ninguém que busque a Deus" (Rm 3.11b)
4. "Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis" (Rm 3.12a, b)
5. "Não há quem faça o bem" (Rm 3.12c)
6. "A sua garganta é um sepulcro aberto" (Rm 3.13a)
7. "Os seus pés são ligeiros para derramar sangue" (Rm 3.15)
8. "Em seus caminhos há destruição e miséria" (Rm 3.16)
9. "Não há temor de Deus diante de seus olhos" (Rm 3.18)
10. "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23).
2. "Não há ninguém que entenda" (Rm 3.11a)
3. "Não há ninguém que busque a Deus" (Rm 3.11b)
4. "Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis" (Rm 3.12a, b)
5. "Não há quem faça o bem" (Rm 3.12c)
6. "A sua garganta é um sepulcro aberto" (Rm 3.13a)
7. "Os seus pés são ligeiros para derramar sangue" (Rm 3.15)
8. "Em seus caminhos há destruição e miséria" (Rm 3.16)
9. "Não há temor de Deus diante de seus olhos" (Rm 3.18)
10. "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23).
OBSERVE ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS:
a) É REPARTIDA LIVREMENTE: Salmo 84.11; Atos 11.23; 13.43.
b) DÁ PODER PARA O SERVIÇO: 1Coríntios 3.10; 15.10.
c) CAPACITA PARA VIVER A VIDA CRISTÃ: 2Coríntios 1.12.
d) É PROMETIDA AOS HUMILDES: 1Pedro 5.5.
e) É FONTE DE PODER: 2Timóteo 2.1.
f) É LARGAMENTE APLICADA EM NOSSA SALVAÇÃO: Atos 15.11; Romanos 3.24; Romanos 5.15; Romanos 11.6; Tito 2.11; 3.7.
a) É REPARTIDA LIVREMENTE: Salmo 84.11; Atos 11.23; 13.43.
b) DÁ PODER PARA O SERVIÇO: 1Coríntios 3.10; 15.10.
c) CAPACITA PARA VIVER A VIDA CRISTÃ: 2Coríntios 1.12.
d) É PROMETIDA AOS HUMILDES: 1Pedro 5.5.
e) É FONTE DE PODER: 2Timóteo 2.1.
f) É LARGAMENTE APLICADA EM NOSSA SALVAÇÃO: Atos 15.11; Romanos 3.24; Romanos 5.15; Romanos 11.6; Tito 2.11; 3.7.
g) A graça é eterna
h) ) É CHEIA DE RIQUEZAS: Efésios 1.7; 2.7; Filipenses 4.19; 1Timóteo
1.14.
1. Riqueza da Identificação
a) “Sendo rico se fez pobre por amor de vós” = o inteiramente
outro se faz inteiramente nosso irmão; “aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que,
nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (II Co 5:21).
2. Riqueza
da provisão
“Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim,
porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio” (
II Co 1:20)
3. Riqueza
da comunhão
“Deus, que disse: das trevas resplandecerá a
luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento
da glória de Deus na face de Cristo” (II Co 4:6).
4. Riqueza da proclamação
b) “nos deu o ministério da reconciliação... nos confiou a palavra da
reconciliação... de sorte que somos embaixadores em nome de Cristo” (II
Co 5:18-20).
5. Riqueza
da superação II Co 12:7-10
b) “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor
Jesus Cristo” (I Co 15:57)
4. As dimensões da Graça de Deus
salvadora (Ef 2)
4.1. A necessidade da graça salvadora
a) Morte “Estando vós mortos” (v. 1)
1. Tipo de morte:
a) Física
b) Espiritual
c) Eterna
2. Causa
da morte:
a) pecado (“Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”)
b) Estímulos da morte:
1. “Mundo” (v. 2“nos quais andastes outrora segundo o curso deste
mundo...”)
2. “Príncipe” (v. 2“... segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua
nos filhos da desobediência”) – existe um príncipe (Jo 12:31, 14:30.
3. “Carne” (v. 3 “...
entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da
nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos”)
AS VÁRIAS FERIDAS DA ALMA NA VIDA DA MULHER SAMARITANA
1. Preconceito. “ Como sendo tu judeu pode falar comigo que sou samaritana.
2. Sentimento de culpa. (“
Não tenho marido” )
3. Discriminação. (reconhecida
como adúltera e prostituta)
4. Solidão. ( Ia
buscar água por volta de meio dia )
5. Infelicidade. (Por
ser infeliz, levava infelicidade a outras pessoas: adultério)
6. Ausência de amor paternal ( Por isso buscava nos vários maridos uma segurança, um apoio de
um homem; um referencial, uma afirmação)
7. Traumas da infância: (Abandonada;
maltratada; rejeitada).
8. Mal amada. (
não obstante ter vários tipos de relacionamentos, não se sentia amada e nem
realizada)
9. Uma mulher objeto. (era
cobiçada pelos seus atributos corporais)
10. Buscava
cura de seus males da alma em lugares e pessoas erradas.
AS 7 DIMENSÕES DA GRAÇA DE DEUS
1. A graça de Deus não condena
2 A graça de Deus não a discrimina.
3. A graça de Deus não a violenta.
4. A graça de Deus acolhe.
5. A graça de Deus perdoa.
6. A graça de Deus dignifica.
7. A graça de Deus valoriza.
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